16 novembro, 2016

Drogas: Mais perto que pensamos - Seminário visita Comunidade Terapêutica

Ituporanga (SC) - O seminário são Francisco de Assis, nesse dia da Proclamação da República do Brasil, (15/11/2016), teve uma programação toda especial. Após a oração e o café da manhã, os seminaristas, aspirantes e frades foram a Alto Figueiredo - Chapadão do Lageado (SC) e participaram de um almoço com a família Demétrio Caovilla.

“Agradeço a Deus pela acolhida de dona Lourdes, seu esposo e sua filha que preparam um delicioso almoço com todo carinho para nós. Confesso que fiquei muito feliz em poder contemplar a natureza, as montanhas... e me senti membro da família. E isso me fez lembrar uma frase de são Francisco de Assis” “... e o senhor me deu irmãos”, disse o aspirante Marcelo Tadeu.

Seminaristas e aspirantes participam da palestra
Depois do almoço, toda a fraternidade foi à Comunidade Terapêutica do Alto Vale que também faz parte da família Demétrio Caovilla. Onde conviveram com pessoas em situação de tratamento e participaram de uma palestra sobre prevenção e tratamento de dependentes químicos. A palestra foi ministrada pela psicóloga Joici Caovilla e o coordenador da Comunidade Joel Caovilla, que ressaltaram a importância da prevenção. “a verdadeira prevenção é preencher o tempo com atividades que nos levam a construir. Por exemplo: esportes e lazer, trabalho voluntário e etc”. Joel também frisou que o abraço, o carinho na família é um ótimo meio de prevenção contra as drogas. 


Momento de oração com os pacientes
Após a palestra, conversamos um pouco com o coordenador Joel Caovilla e ele explicou um pouco como segue o regimento da comunidade: Nossa proposta é de um programa terapêutico que é de no mínimo 6 meses de tratamento. Neste período de 6 meses  o paciente receberá acompanhamento psicológico (individual e em grupo), será atendido por nosso clínico geral toda semana e/ou quando for necessário, participara de todas as atividades de nosso cronograma que inclui: Terapia em grupo 12 Passos AA e NA; Reuniões de Passos, Sentimentos e Prevenção a Recaída; Laborterapia; Espiritualidade. Hoje nossa equipe de trabalho é composta por médico clinico geral, psicóloga especialista em família, agente em substancias psicoativas, coordenador, e monitores. Finalizamos o dia com a Santa Missa na paróquia Santo Estevão, Ituporanga- SC.

Joici e Joel

Conheça mais o trabalho desenvolvido pela Comunidade Terapêutica Alto Vale!
Clicando nos links: Blog, Site Facebook.



Equipe de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário