30 novembro, 2016

Cinco pilares da formação - Na ótica dos formandos


A formação franciscana no seminário São Francisco de Assis é baseada nos cinco pilares, sendo estes: Oração, Trabalho, Estudo, Esporte/Lazer e Fraternidade. Todos estes pilares são vividos de forma balanceada em cada etapa da formação, preparando os formandos para serem futuros frades.

Mas como os seminaristas e aspirantes vêem estes pilares?

ORAÇÃO


"Na minha opinião, a oração é um meio fundamental pelo qual o ser humano busca o contato com Deus. É pela oração que a criatura é capaz de se aproximar do criador.
Por vontade de Deus, o ser humano sente, no mais profundo da alma, um vazio; um lugar à ser preenchido e por mais que ele tente preencher, tanto mais vazio acaba ficando. Nada neste mundo pode preencher esse vazio que o ser humano carrega, porque ele não foi feito para ser preenchido por qualquer coisa, mas para ser um lugar de encontro com Deus. E esse encontro só pode ocorrer pela oração. É por meio da oração que o ser humano é capaz de colocar em sintonia o seu coração com o coração de Deus.
São Francisco de Assis é um modelo para cada um de nós, quando se trata de oração, em diversos momentos da vida ele se retirava para rezar e inspirava seus irmãos a rezarem também. Certa vez, diante do crucificado, francisco questionava: "Senhor, o que queres que eu faça?" E foi por meio desta oração que São Francisco, sintonizando o seu coração com o coração de Deus, descobriu a resposta para sua vocação.
A oração nos aproxima de Deus que nos envia em Missão!"
Davi Santos Silva - Aspirante



TRABALHO


"O trabalho faz parte da nossa formação. É um trabalho saudável, não é cansativo e apenas três horas por dia. O trabalho na vida religiosa é um momento de oração e de contemplar as maravilhas que Deus criou. Busco ver Deus em tudo que nós fazemos no dia-a-dia. Sou feliz por fazer parte desta família franciscana, mais feliz quando estou trabalhando, seja qual for o trabalho que eu e meus irmãos realizamos. "O trabalho não sustenta a vocação, mas posso por o trabalho a serviço da vocação, a serviço do chamado do Senhor" disse nosso formador, Frei Elias. O importante é deixar-se ser formado para viver a vontade de Deus!"
Roberto Rocha da Silva - Aspirante


ESTUDO


"Como posso servir a meu Deus sem o estudo? Para servir a Cristo é preciso conhecê-lo e isso prova a necessidade do estudo. Aquele que estuda conhece. No projeto de vida que Cristo me apresenta há a educação como um dos seu pilares, não só a educação que vem da família, mas a educação enquanto ciência ou conhecimento.
Para melhor servir ao Povo de Deus é bom falar o Português corretamente ou até outros idiomas. Para anunciar a Boa Nova, preciso também de conhecimentos gerais para, assim, poer ajudar os irmãos em suas necessidades.
Antes de tudo Cristo nos pede um espírito bom, mas também há a necessidade de uma mente boa."

Bruno Dias de Deus - Seminarista 1º ano.


ESPORTE E LAZER


"O esporte é muito importante na formação. Pois, além ajuda-nos a ter uma saúde melhor, propicia, também, um melhor relacionamento da fraternidade. É também além de um exercício corporal, um exercício espiritual. Por isto que antes de iniciar um jogo é bom fazer uma oração para conseguirmos ter a vontade emocional e espiritual. Pois, muitas vezes sofremos pressão do adversário durante um jogo, mas temos de nos controlar para poder contribuir com o time.
Enfim, além de reforçar e ajudar na nossa saúde, também nos ajuda a melhorar o nosso espiritual."

Matheus Rodrigues - Seminarista 2º ano


FRATERNIDADE



"A vida fraterna é um dom, um presente de Deus àqueles que vivem a vida franciscana. A vida fraterna no âmbito da vida religiosa foi idealizada por Francisco. "Esforcem-se (os frades) por edificar a Fraternidade como uma família unida em Cristo" (cf. CCGG 45 §1).
Ai está! Formamos uma família unida em Cristo para vivermos seu Evangelho. A fraternidade, por sua vez, nunca estará pronta, acabada; pois a todo instante somos convidados a redescobrir a grandeza deste dom de Deus em nossas vidas e assim, dia após dia, edificarmos juntos esta família unida em Cristo para Nele encontrarmos o verdadeiro sentido e inspiração."

Lucas Moreira Almeida - Aspirante 3º ano.


E você, caso tenha interesse em conhecer melhor o Seminário São Francisco de Assis, escreva para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário