29 abril, 2014

Diário da Reforma #4: metade da reforma concluída!


Nesta semana adentramos na sexta semana de trabalhos na reforma do Seminário São Francisco de Assis. Os trabalhos encontram-se adiantados, a cada dia novos trabalhadores se apresentam para realizar tarefas específicas como a parte elétrica ou pintura, bem como a demarcação das claraboias que serão feitas nos corredores.

28 abril, 2014

Discurso sobre o "Autismo"

Na 9ª Sessão do Grêmio Literário Santo Antônio, o seminarista Lucas Weigert fez seu inspirado discurso sobre o autismo -- doença até há pouco tempo desconhecida ou cercada de mitos, mas retratada pela ficção e pela peça oratória do agremiado. Confira o texto na íntegra: 


"Nós fechamos nossos olhos
a vida perfeita, vida
é tudo que precisamos.

Vai toda a noite
a vida perfeita, vida
é tudo que precisamos..."
(trecho da música Perfect Life, Mobi).

Discurso sobre a "Paixão e Ressurreição de Jesus"

No domingo da Páscoa, em sessão solene, o presidente do Grêmio Literário, Gabriel Luiz Martinelli, discursou sobre o momento da Paixão e o significado da ressurreição para o cristão. Confira seu discurso!



"A cruz lembra dor, mas reforça a certeza da vitória".
(Frei Alvaci Mendes da Luz)

25 abril, 2014

Discurso sobre a "Crimeia anexada à Rússia"

No dia 11 de abril, a 7ª Sessão do Grêmio Literário Santo Antônio abordou o tema da anexação da Crimeia pela Rússia. O polêmico tema foi escolhido pelo orador, Alison Marcos Schons. Confira seu discurso!


"No coração e na mente das pessoas, a Crimeia sempre foi uma parte inseparável da Rússia". (Vladimir Putin)

24 abril, 2014

A Semana Santa celebrada no Seminário


A Semana Santa no Seminário São Francisco de Assis foi uma rica experiência de fé e celebração tanto para os frades quanto para os seminaristas que nos encaminhavam para a grande festa da Páscoa do Senhor.

23 abril, 2014

Frei Marcos Prado prega retiro de Páscoa aos seminaristas


Na semana anterior à Semana Santa, realizou-se no seminário um retiro de preparação para a ressurreição do Senhor, tendo como pregador o Frei Marcos Prado dos Santos.

16 abril, 2014

Círculo Bíblico: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça"


Na quinta-feira passada, dia 10, os seminaristas rezaram o último Círculo Bíblico da Campanha da Fraternidade 2014. A oração se baseou no texto de Mt 6,25-34, com o tema "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça".

14 abril, 2014

Diário da Reforma #3: uma sala de estudo de respeito!


Já com três semanas de trabalhos concluídos, a obra segue com duas frentes de atividades: o banheiro, parte mais trabalhosa mas que já está bem adiantada, e a sala de estudo dos aspirantes, que também exigirá muito tempo dos operários.

12 abril, 2014

Feliz Aniversário, Profª Suzana!


Aniversaria hoje, nossa professora de Sociologia e Geografia, Profª Suzana Marzzani. Já em seu segundo ano de trabalho em nosso seminário, ela se revelou uma presença amiga e profissional. Muitas felicidades a ela e com todas as bênçãos de Deus! Feliz Aniversário, Profª Suzana!

11 abril, 2014

Discurso sobre "Teorias de Conspiração"

Na 6ª Sessão do Grêmio Literário Santo Antônio, o orador da noite, Lucas Percio Dalla Santa, tomou como tema de seu discurso, o fascinante universo das Teorias de Conspiração. No que, realmente, podemos acreditar dentre as coisas que nos contam? Confiram seu discurso na íntegra.


"É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade".
(Neil Armstrong)

09 abril, 2014

Feliz Aniversário, Bruno!


Ao sul matogrossense, Bruno Amaral Sobrinho Verão, nossas felicitações por mais um ano completado. Hoje ele celebra seus 17 anos! Tendo chegado à nossa casa neste ano, para cursar o 1º ano, ele vem da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, e já se encontra bem integrado à turma. Muitas felicidades e sucesso em sua caminhada de discernimento vocacional!

08 abril, 2014

Círculo Bíblico: "Fostes chamados para a liberdade".


O quarto encontro de Círculo Bíblico da Campanha da Fraternidade aconteceu na última quinta-feira, dia 03, que assumiu como texto-base o trecho de Gl 5,13-18: "Fostes chamados para a liberdade". Novamente os seminaristas foram divididos em dois grupos para facilitar a participação de todos e condução dos encontros.

07 abril, 2014

Diário da Reforma #2: o projeto ganha forma!


E passamos pela segunda semana de obras! Pouco a pouco vamos percebendo o projeto ganhando forma, saindo do papel à sua concretização. Os pedreiros estão a todo vapor, mostrando que enrolação não é com eles!

05 abril, 2014

Feliz Aniversário, Lucas Percio!


Os nossos parabéns ao seminarista Lucas Percio, natural de Marema - SC, que hoje completa 18 anos de idade! Muitas felicidades a ele neste dia e por todo o novo ano que ele adentra, e que continue sendo esta presença responsável e cordial que tanto acrescenta à nossa fraternidade! Feliz Aniversário, Lucas Percio!

Seminário realiza Celebração Penitencial Franciscana


Ontem, dia 4, a duas semanas antes da Páscoa, realizou-se uma celebração penitencial com o intuito de bem preparar os seminaristas e frades do Seminário São Francisco de Assis para receber esse mistério da morte e ressurreição de Jesus, perdoando nossos pecados, pelos quais Cristo se sacrificou.

04 abril, 2014

Seminário monta stand da Sala Verde na Festa da Cebola


"Louvai e bendizei ao meu Senhor!"

A palavra “formar” tem, em sua etimologia, o sentido de fazer brotar. Esse é um cuidado permanente. Cuidar da criação, cuidar da família, cuidar da casa, da justiça social, cuidar dos afazeres básicos do dia a dia. Assim é o agir de Deus, um cuidado permanente, afirma Jesus: “Meu Pai trabalha sempre” (Jo 5, 17). Esta é nossa missão na formação, cuidar para que as sementes plantadas por Deus nos corações dos jovens seminaristas possam crescer.

02 abril, 2014

Texto: "Democracia?"


Vivemos em uma sociedade onde todos os nossos passos estão sob o olhar de alguém. Perdemos nossa privacidade, nossos próprio espaço. Há revelações recentes declarando que o governo trata o povo como pessoas suspeitas que devem e merecem ser espionadas. Somos animais de estimação e o governo é quem nos adestra.

01 abril, 2014

Depoimentos dos Aspirantes 2014


Os Aspirantes já se encontram há mais de um mês em nossas fraternidades, convivendo com nossos confrades e conhecendo mais de perto o que é ser frade menor e o que eles fazem nos dias de hoje. Cada um deles foi convidado a escrever um pequeno depoimento de suas primeiras impressões desta experiência das FAVs e como se sentiram acolhidos entre nós.